jueves, 16 de febrero de 2012

ASSASSINATOS DE JORNALISTAS NO “NOVO” BRASIL

PAULO RODRIGES “ROCARO”

 
                                                                                         Photo AP


 ASSASSINATOS DE JORNALISTAS NO “NOVO” BRASIL

“The gargantuan developmentalism that characterises the left-leaning Rousseff 
government, with its emphasis on economic growth and quantitative indicators 
rather than participation, environmental protection and wealth redistribution, finds 
itself in a political impasse. This gigantism brings the government, even 
as it mobilises old anti-imperialist tropes, closer to big mining, agribusiness
and construction interests and further from old allies like 
Brazil´s lanless workers movement.”
Rodrigo Nunez, “The Guardian“
24/01/121


Há alguns anos a opinião mundial vem insistindo com os "maravilhosos sucessos" da economia brasileira, essa tendência chegou a seu clímax quando, no final do ano passado, alguma revista britânica ferida no seu amor próprio, indicou que a economia brasileira era a 6ª do mundo deixando para trás a economia britânica. Fala-se de crescimento, de consumo, de indicadores de um suposto bem-estar, etc. Mas pouco se fala de política, de direitos humanos e de combater – realmente – a corrupção.
Enquanto a corrupção dizimava os ex-gabinetes de Lula, e em meio a uma série consistente de assassinatos a líderes rurais, fomos vendo como, nos últimos meses, o governo brasileiro começou a votar, junto com o Equador e a Venezuela, contra muitas declarações ou decisões da OEA e, particularmente, da Comissão Interamericana de Direitos Humanos (CIDH) dessa organização. O Brasil começou ¨surpreendentemente¨, depois de receber a Ahmadinejad, a se posicionar do lado dos agressores dos direitos humanos.
Uma das primeiras explicações para tais posições inadmissíveis nestas instâncias interamericanas foi, em seu momento, que o governo brasileiro estava ¨se cobrando¨ da OEA por seu pronunciamento contra a  construção da represa de Belo Monte, na Amazônia. Nesse sentido, em abril de 2011, a CIDH da OEA pronunciou uma sentença cautelar para proteger os indígenas da Bacia do Rio Xingú, no estado do Pará. Por essa via a CIDH solicita ao governo do Brasil que suspenda o projeto de construção da monstruosa represa Belo Monte e considera que a obra coloca em perigo a integridade pessoal e social das comunidades indígenas que habitam a zona inundável. Para todos os observadores internacionais foi óbvio que esse pronunciamento enfureceu o governo de Dilma Rousseff e feriu profundamente a conhecida e proverbial soberbia do Itamarati.
Porém tudo indica que a realidade é muito mais grave. O Brasil não se sente a vontade com a CIDH, nem com os organismos que defendem os direitos humanos por motivos mais profundos.  O desenvolvimentismo "gargantuesco" no qual o Brasil entrou, tem CUSTOS POLÍTICOS E HUMANOS maiores.  O Brasil se parece cada vez mais com os estados "piratas" da  Rússia  e China que colocam o objetivo do desenvolvimento acima de qualquer direito de sua população e, por conseguinte, do direito internacional.
Não é possível dissociar as novas posições da política internacional do Brasil com o seu desenvolvimentismo desenfreado, com as mortes de líderes rurais, com a corrupção generalizada e, agora, nas últimas semanas, com os assassinatos de jornalistas brasileiros que ocorrem com mais frequência. Dessa forma o Brasil é denunciado não só pela CIDH. Da mesma forma fizeram a SIP e Repórteres Sem Fronteiras, entre outros, quando descobriram que só no México morrem mais jornalistas assassinados por ano do que no –bem sucedido e progressivo – Brasil de Dilma Rousseff ¨

http://fr.rsf.org/bresil-un-journaliste-en-ligne-de-l-etat-10-02-2012,41839.html

http://fr.rsf.org/bresil-mobile-encore-incertain-apres-l-04-01-2012,41622.html

http://oglobo.globo.com/pais/assassinatos-de-jornalistas-brasileiros-repercutem-no-mundo-3974920


http://www.elmercuriodigital.net/2012/02/brasil-asesinan-un-periodista-asesinado.html

http://www.lanacion.com.ar/1448925-brasil-el-asesinato-de-dos-periodistas-en-apenas-una-semana-causa-alarma


http://www.elconfidencial.com/ultima-hora-en-vivo/2012/02/condena-segundo-asesinato-periodistas-brasil-semana-20120215-684139.html

http://internacional.elpais.com/internacional/2012/02/14/actualidad/1329210454_568369.html

http://www.mercosulnews.com/

http://cpj.org/es/2012/02/periodista-brasileno-asesinado-el-segundo-en-una-s.php

Otimo artigo contra a complacência atual, o ufanismo e o oficialismo nacionalista brasileiro


http://oglobo.globo.com/cultura/em-adeus-carne-michel-melamed-expoe-seu-assombro-com-brasil-4031709